“5 dicas para se recuperar mais rápido da crise
O texto abaixo, Pequenas e médias empresas podem se recuperar mais rápido da crise; veja 5 dicas, foi escrito por Karina Trevizan, no portal G1 . 20/12/2016 06h00″
“Veja abaixo 5 dicas do especialista Julio Cesar Teixeira Siqueira para pequenos e médios empresários enfrentarem a crise. Ele é autor do livro “Recuperação judicial de empresas médias e pequenas: Guia prático para o credor a o devedor”.
Enxugamento de custos
Ao notar queda nas vendas e na lucratividade, o primeiro passo deve ser enxugar custos do negócio. Analise despesas e descubra gastos desnecessários ou que podem ser reduzidos, como contas de água, luz, telefone.
Revisão de estoques
Se antes a empresa vendia 100 mil itens e agora vende 60 mil, ela precisa se adaptar à nova realidade, reduzindo a produção ou a quantidade comprada do fornecedor.
Análise dos produtos
Analise os produtos menos vendidos ou que dão pouco retorno. A lucratividade pode aumentar se esses itens forem eliminados. Não precisa vender tal coisa só porque o concorrente tem.
Renegociação de dívidas
Quando a empresa já está em dificuldade financeira, umas das medidas é a renegociação das dívidas com bancos e fornecedores.
O empreendedor pode conseguir condições favoráveis para pagar suas obrigações dependendo do relacionamento que mantém com seus parceiros.
Controle financeiro
Ter controle financeiro e operacional sobre o negócio ajuda a empresa a identificar problemas e a tomar decisões antes que a crise agrave a situação. Crie metas, relatórios de desempenho, como tabelas e gráficos, e acompanhe com atenção esses indicadores.”
A matéria completa publicada no portal do G1 da Globo e pode ser acessada Clicando aqui
Deixe um comentário