Roupas e peças de couro nunca saem de moda, ainda mais quando falamos de couro ecológico, peças especiais que estão em alta. Entretanto, elas exigem atenção na limpeza e na manutenção, para evitar ressecamentos e rachaduras até a próxima lavagem, pois é um material muito sensível às condições climáticas.
“Os couros ecológicos são construídos através de um tecido base, o qual recebe um revestimento de vinil ou poliuretano. Apesar de serem impermeáveis, com alta resistência a água e a umidade, possuem bom poder de agasalhamento, são bastante sensíveis as temperaturas, assim como aos raios solares diretos. São materiais que não possuem vida longa, por este o motivo devem ser conservados adequadamente”, comenta Ricardo Monteiro, especialista em higienização e gerente operacional da Quality Lavanderia.
Para manter conservadas bolsas, jaquetas, calças, cintos, sapatos e tudo mais que tiver o couro ecológico em sua composição, há algumas dicas importantes de manutenção em casa para prolongar a vida útil das peças. “A principal recomendação é higienizar a roupa de couro ecológico em processo de lavagem a seco”, alerta Ricardo Monteiro, especialistas em higienização e gerente operacional da Quality Lavanderia.
Técnica que utiliza o solvente natural à base de água e com o apoio de produtos químicos biodegradáveis e tira manchas, a limpeza a seco proporciona uma higienização superior aos tecidos. “Essa técnica é muito utilizada em lavanderias profissionais. Os especialistas sabem exatamente a quantidade de produto e a forma necessária para realizar a higienização completa sem acarretar danos ao couro. As técnicas de lavagem profissional e os produtos utilizados garantem a remoção da sujeira e a hidratação do couro”, comenta Monteiro.
Para manutenção das peças de couro ecológico em casa, Monteiro sugere:
Nunca lave o couro ecológico dentro de máquinas, este procedimento causa danos irreversíveis, como quebra e descascamento.
Utilize apenas pano úmido e limpo para fazer a higienização, secando logo em seguida com um pano seco.
Para a parte interna, pode-se utilizar um pano macio umedecido em uma solução de água com vinagre de vinho branco, cerca de 50ml de vinagre para 500ml de água. Essa solução ajuda a eliminar qualquer resíduo. Para a secagem, coloque a peça em um cabide de ombro largo e deixe secar na sombra, em local fresco e ventilado. Não exponha ao sol e não deixe em locais muito quentes, pois o calor excessivo pode ressecar e diminuir sua vida útil.
Caso tome chuva, use um pano seco para retirar o excesso de água e deixe a peça secando na sombra em local fresco e ventilado.
O uso de silicone líquido protege o couro ecológico das intempéries e prolonga sua vida útil.
Guarde a peça sempre pendurada, utilizando cabides de ombros largos. Não dobre a roupa de couro, assim evita-se vincos e quebras no revestimento.
Nunca passe a peça de couro, o calor deforma totalmente o material.
“O uso frequente acaba tendo um desgaste prematuro, provocando o rompimento e rachaduras precocemente. Por isso, esses cuidados na manutenção são ideais para prolongar a durabilidade das roupas. Para uma higienização mais completa, a lavagem profissional é sempre o mais indicado”, finaliza Monteiro.
Opa! Espero que com essas dicas, as minhas peças de couro ecológico durem mais!
Quality Lavanderia
Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 13 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Dê mais Quality para a sua vida” e tenha mais praticidade, economia e conforto na hora de lavar roupas, pois qualidade de vida é ter mais tempo livre no dia a dia. Saiba mais: www.qualitylav.com.br
Fonte: Pixel Pink
Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.
Deixe um comentário